Silêncio nos Trilhos
Algumas placas enferrujadas e envelhecidas nos mostram o caminho que em tempos passados eram percorridos pelas locomotivas. Sobre as montanhas, estradas foram abertas para implantar os primeiros trilhos. A natureza dividiu espaço com o barulho da imensa máquina de ferro que transformou a paisagem da região. Hoje, o silêncio toma conta desses locais que foram testemunhas da história da viação férrea. Percorrer esses caminhos nos permitiu fazer uma viagem ao passado. Esquecer o mundo real e mergulhar em um período no qual tudo girava em torno das ferrovias. Nessa viagem, pudemos reconstruir novamente essa história, observar cada detalhe, ouvir as pessoas e descobrir a importância da estrada de ferro para o desenvolvimento e o crescimento do sul de Minas.
Quando falamos sobre as ferrovias, o assunto desperta paixões. No passado, a estação de trem era mais que uma simples plataforma de embarque e desembarque de passageiros e cargas; era sinônimo de progresso. As poderosas locomotivas foram consumidas pelo tempo. A força delas impulsionou sonhos mas também sepultou vidas. Para muitos ferroviários, a relação com as ferrovias ainda é intensa, resistindo a todos os avanços tecnológicos. Impulsionados pela nostalgia de histórias contadas por ex-ferroviários e saudosistas, nós embarcamos no trem da vida de volta ao passado para conhecer a história da “Viação Férrea Sapucaí”.

Para construir o relato jornalístico, utilizamos linguagem simples e com alguns traços poéticos, valorizando o texto com os testemunhos dos personagens. As entrevistas foram realizadas em ambiente externo, escolhido a partir da relação de cada um com o fato narrado, a fim de que os personagens pudessem mergulhar na atmosfera de tempos passados. Dentre os diversos desafios que enfrentamos ao longo dessas viagens, o maior foi percorrer os trilhos da memória de cada entrevistado. Primeiramente, tivemos que ganhar a confiança de cada um deles, para depois mergulhar nas histórias com as quais, há muito tempo, eles não tinham contato.
O livro reportagem foi desenvolvido entrelaçando vários assuntos, com depoimentos de participantes ou testemunhas desde a implantação até a desativação dos trilhos da Viação Férrea Sapucaí. Nosso objetivo é mostrar aos leitores, por meio de recortes na história, o impacto das ferrovias no século passado e o seu declínio, em favor das rodovias, hoje responsáveis pelo desenvolvimento do país, com destaque para o sul de Minas. Percorremos as cidades de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Cristina e Maria da Fé, e focamos as entrevistas nas três primeiras cidades, onde se concentra o maior número de ex-ferroviários. Para produzir as fotografias que ilustram e complementam o livro tentamos captar imagens que ilustram a dor e o sofrimento de cada ex-ferroviário, saudosista da estrada de ferro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário