Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Tecnologia altera comportamento de crianças e jovens


Da sala de aula a estudante Julia Magalhães Lança da Silva de 13 anos está conectada com o mundo. O tablet permitiu que a jovem pudesse buscar mais conhecimento na rede além da escola. A pilha de livros deu espaço a apenas um aparelho que traz tudo o que ela precisa para estudar. “Sempre tive vontade de ter um tablet, uso muito nos meus estudos e no meu trabalho de vendas de cosméticos”.

O dispositivo tornou uma sensação entre usuários e devido a facilidade caiu no gosto de jovens. Cada vez mais atraentes e indispensáveis esses dispositivos são usados pelos jovens em todos os lugares. Com a popularização dos tablets e uso da tecnologia na sala de aula, o meio digital mudou o comportamento de crianças e adolescentes. Mas é necessário ter disciplina no uso dessas ferramentas.

De acordo com a psicóloga e professora Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, 60, mestre em psicologia pela Universidade São Francisco e coordenadora do curso de pedagogia da Univás, o uso da internet nos estudos possibilita um grande avanço nos processos de comunicação e democratização do conhecimento em geral. “O uso de ferramentas tecnológicas na educação é excelente para aprimorar o ensino tradicional e ganhar a atenção dos alunos – cada vez mais conectados e fascinados com o mundo virtual.”

Para a profissional, as escolas e professores devem trabalhar em conjunto para que o uso das tecnologias seja uma ferramenta útil no dia a dia. Conectados com o mundo virtual eles devem falar a mesma língua dos jovens explica a psicóloga. “Os alunos de hoje querem informação rápida, e é preciso dotar o professor de recursos para que ele acompanhe essa nova era. Logo a escola tem que se planejar para não desperdiçar oportunidades.”

Para eles o que importa é seguir as tendências do mercado, mas segundo Sandra é preciso muito cuidado com essas ferramentas, pois elas podem prejudicar o desenvolvimento quando não utilizadas de forma correta. “Os jovens devem ter disciplina e horário para o uso da tecnologia, como devem também ter oportunidades de ir a festas, cinema, encontrar com os amigos. São tantas novidades que é difícil acompanhar todas”, explica a especialista.

Para Elaine Cássia Lança, mãe de Júlia o impacto desta realidade virtual trouxe na vida dos jovens uma grande transformação na maneira de pensar e viver. “Minha filha é muito privilegiada com esse avanço da tecnologia. Na minha época os meios de pesquisa que tínhamos eram os livros, jornais e bibliotecas.” Para ela essas ferramentas oferecidas pelo mundo moderno são importantes para o desenvolvimento e educação de sua filha. “Minha filha é muito obediente e eu sempre acompanho seus trabalhos.”

O tablet permitiu que a jovem pudesse buscar mais conhecimento na rede além da escola. A pilha de livros deu espaço a apenas um aparelho que traz tudo o que ela precisa para estudar. O dispositivo tornou-se uma sensação entre os usuários que pela facilidade caiu no gosto dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário