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terça-feira, 9 de julho de 2013

Interesse por cursos à distância cresce entre estudantes da região 


Para o estudante Fábio Henrique de Oliveira Lambert, 21 anos, que cursa Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras, UFLA,  há sete meses, o que o motivou a procurar o ensino à distância foi a oportunidade de buscar novos conhecimentos. “O curso surge como um complemento em minha formação inicial em Publicidade e Propaganda pois, atualmente, estou no 5º período pela Univás.”

De acordo com ele, essa modalidade de ensino exige muita responsabilidade do aluno em relação às disciplinas cursadas. “O empenho deve ser muito maior do que no ensino presencial. Estudar à distância acaba se tornando bem mais difícil, o que é bom, porque forma pessoas capacitadas. Torna você dependente apenas de si, faz você correr atrás de seus objetivos.”

Fábio explica que a disciplina nos estudos é essencial. Ele dedica dois dias da semana para as suas atividades e frequenta o Pólo Presencial em Cambuí uma vez ao mês. Um grande incentivo é a possibilidade de cursar o nível superior totalmente grátis revela o estudante.  “Acredito que todo o conhecimento adquirido no decorrer da vida age como sementes que renderão excelentes frutos, vale a pena estudar.”

Para Karine Andrade, 38 anos, o principal fator pela escolha foi a facilidade de estudar em casa. “Há alguns anos, decidi que faria um curso superior, mas como não podia mudar para outra cidade e achei muito grande o desgaste de viajar todos os dias, a forma que encontrei foi fazer um curso à distância”.
Ela faz licenciatura em Física no polo presencial na cidade de Cambuí desde 2007. De acordo com ela, essa modalidade de ensino é positiva e exige disciplina para se dedicar aos estudos. “Os profissionais formados pelo ensino a distância possuem uma bagagem de conteúdos muito bem fixados e aprendidos.”

Karine dedica várias horas estudando todos os dias. Para ela o planejamento é fundamental para cumprir as suas obrigações. “As aulas nos são apresentadas diariamente como no presencial, então temos que acessar nosso ambiente de estudo diariamente senão ficamos atrasados e perdemos os prazos das atividades.” Ela comenta que às vezes gasta um tempo maior devido não ter um professor explicando verbalmente os conteúdos estudados.

Para ela o mercado de trabalho busca bons profissionais, independente da modalidade de formação. ”Quando comecei o curso acreditava que seria muito produtivo para mim como qualquer formação superior. Hoje, já quase concluindo o curso, tenho uma visão mais otimista, percebo que a metodologia do curso a distância nos traz um profissional que realmente se dedicou e aprendeu e com isso maiores chances no mercado de trabalho.”

A oferta de cursos de graduação, pós-graduação e técnicos na modalidade à distância, teve um grande aumento no país. Os cursos à distância exigem mais dedicação dos alunos em relação ao presencial. De acordo com dados do último Censo da Educação Superior, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no final de 2011, o número de matriculados em cursos de graduação pela internet já corresponde a 14,6% do total de matrículas no ensino superior.

João Tertuliano de Lima, 64 anos é coordenador há seis anos dos cursos de graduação do Pólo Presencial em Cambuí. Ele explica que a procura pelos cursos à distância deve-se ao avanço tecnológico e a criação de cursos de qualidade pelas universidades. “Há certo tempo, não muito distante, a EaD era  vista com muita restrição como modalidade de estudo.” Atualmente , o Pólo Presencial de Cambuí possui 14 cursos técnicos, 07 graduações e 03 pós-graduações. Os cursos oferecidos são em parceria com várias Instituições Federais de Ensino.

O coordenador explica que os cursos à distância são postados totalmente na plataforma da Instituição de Ensino e estão disponíveis para os estudantes que podem acessar a qualquer horário e local que estejam para estudar. “O aluno tem que ter autodisciplina, ser comprometido com o que se propõe a estudar e não deixar as dúvidas acumularem.” Uma portaria do MEC determina que, mesmo no ensino a distância, ao menos 20% da carga horária da graduação seja feita de modo presencial.

Entre as atividades presenciais obrigatórias estão estágios, práticas em laboratórios e defesa do trabalho de conclusão de curso.  Para o coordenador o mercado de trabalho já rompeu os paradigmas e percebeu que os cursos à distância resultam em bons profissionais. “Os estudantes que optam por essa modalidade de ensino têm as mesmas responsabilidades dos cursos presenciais. Eles fazem atividades on-line e provas presenciais e, no final do curso, têm que apresentar o TCC para receber o diploma de conclusão do curso.”

No início do ano as atividades no Pólo em Cambuí foram iniciadas com 779 alunos, matriculados em diversos cursos em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes e Muzambinho, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL. Todos esses cursos oferecidos são gratuitos para os estudantes de toda a região.


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