Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RESENHA DOCUMENTÁRIO “PEIXE PEQUENO”


O vídeo documentário “Peixe pequeno” dirigido pelos autores Altair Paixão e Vincent Carelli mostram a realidade do acampamento indígena Inquine Nauê, no Mato Grosso, onde práticas culturais da sociedade urbana estão sendo incorporadas pelos índios.

Em um dia normal no acampamento indígena, enquanto os homens dedicam à pesca, as crianças disputam um gole de “Coca-Cola”. Para a pesca, além das habilidades de produção de “covos” que são utilizados como armadilha na captura de peixes, eles usam barcos e motores. Nas brincadeiras as crianças da tribo simulam um tiroteio onde pedaços de madeiras são transformados em armas. São perceptíveis nas cenas do documentário essas influências dos brancos na tribo.

O diretor Vincent Carelli, completou em 2009 quarenta anos de indigenismo, iniciou em 1987 o Vídeo nas Aldeias, um projeto que coloca o vídeo a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios. Desde então, realizou mais de 20 filmes, muitos deles premiados no Brasil e no exterior, além de atuar como formador de realizadores indígenas e produtor de seus filmes.

O diretor Altair Paixão iniciou sua colaboração com o Vídeo nas Aldeias em 1986 e desde então contribui regularmente com projetos, oficinas e realizações de documentários, além de integrar a diretoria da organização. Jornalista profissional autônomo e diretor de fotografia com 30 anos de experiência especializou-se em documentar questões sociais, culturais e ambientais.

O documentário apresenta os contrastes urbanos que estão inseridos no acampamento indígena Inquine Nauê. A cultura indígena sofreu muitas transformações desde o descobrimento do Brasil. Muitas aldeias indígenas adquiriram hábitos dos brancos no seu dia a dia. Nos quatro cantos do Brasil existem povos indígenas que resistiram e sobreviveram, após quinhentos anos de uma história de escravidão, guerras, epidemias e desrespeito.

O índio brasileiro hoje está totalmente dividido entre sua cultura e a do homem branco. Obrigando cada vez mais a se envolver com a cultura dos brancos, os índios vêem suas tradições dia após dia se extinguirem, sem possibilidade de reação. A caça e a agricultura desapareceram por culpa da civilização. Alguns desses índios sobrevivem de pequenos trabalhos artesanais, de doações e do pouco que planta e colhe.

O trabalho realizado pelos autores é de grande relevância para que possamos compreender a realidade das tribos indígenas e o nosso papel na sociedade. O roteiro utilizado pelos autores deixa claro que os índios ainda usam de suas habilidades na luta pela sobrevivência, mas que também agregaram ferramentas da sociedade em suas tribos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário