Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Produtores apostam em produção orgânica no Sul de Minas

Técnica atrai produtores que buscam novas alternativas de lucro na região.

A produção do morango vem crescendo nos últimos anos no Sul de Minas. Muitos produtores apostam em uma nova alternativa, o cultivo da fruta orgânica. Em Cambuí, no ano de 2010, a produção foi em torno de 240.000 mil pés e em 2011 estima-se que esse número seja superior a 300 mil pés plantados. De acordo com entidades econômicas locais, a produção do morango movimenta em torno de 5 milhões de reais por ano no município.

Produtor de morango orgânico há 4 anos, Paulo da Cruz Pereira, morador do Bairro Rio do Peixe, revela que o bom preço motiva a produção da fruta. Hoje ele tem 30 mil pés da fruta plantados, que chegam a produzir 20 toneladas ao ano. Cada pé chega a produzir até 500 gramas, o que permite um aproveitamento na produção. De acordo com ele “o mercado é favorável e está aumentando a procura do morango orgânico, mas o preço ainda é alto em relação ao cultivo convencional”.

Hoje o Bairro Rio do Peixe tem a maior produção de morango no município de Cambuí. Também é o local onde acontecem todos os anos a tradicional Festa do Morango. Em sua 27º edição, a festa foi realizada nos dias 19,20 e 21 de agosto e atraiu milhares de pessoas no bairro. Segundo Paulo a festa é uma oportunidade para os produtores mostrar a produção da fruta e divulgar o município para toda a região.

Para o sucesso dessa cultura, o produtor necessita de conhecimentos específicos sobre o manejo da irrigação e dos cuidados no preparo do solo. De acordo com o Engenheiro Luiz Claudio Nimtz Rodrigues, que dá assistência aos produtores através do trabalho da EMATER/MG em Cambuí, é necessária a boa preparação do solo antes do plantio do morango orgânico. “A sustentabilidade do seu processo de produção depende cada vez menos dos insumos que vem de fora da propriedade.”

Toda a produção do município é vendida nas principais capitais do país, dentre elas Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A grande procura pelo produto orgânico se deve a qualidade do produto. Paulo explica que esta forma de cultivo da fruta permite um bem estar da saúde do produtor, já que não utiliza nenhum agrotóxico e produtos químicos. Outro ponto importante citado pelo produtor é a adaptação da planta às condições regionais. “Eu tenho o certificado, o selo de certificação da produção orgânica que atesta a qualidade do produto que eu vendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário