Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011


“A mera menção à data dos atentados já o evoca, com força total, por si só, demonstra o êxito de seus arquitetos. Entre as milhares de cenas, aquelas do atentado foram gravadas a ferro e fogo na memória coletiva.”, José Arbex Jr. (2003)

11 de setembro de 2001: cento e dois minutos que mudaram a história

Era 11 de setembro de 2001, um dia normal na vida de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. O que ninguém imaginava é que os EUA seriam alvo de um atentado terrorista que marcaria a história americana e mundial para sempre. Quem não se lembra dessa data?

O mundo testemunhou essa tragédia ao vivo pela televisão e Internet. Os últimos dez anos foram marcados pela busca ao principal acusado de chefiar os atentados, Osama Bin Laden.

O espaço aéreo dos EUA foi invadido por terroristas. O pânico se espalhou pelo país. As torres gêmeas do World Trade Center estavam em chamas. Pessoas desesperadas pulavam dos edifícios. Os bombeiros subiam as escadarias em busca de sobreviventes. Cento e dois minutos, este foi o tempo que as torres gêmeas, símbolos do capitalismo norte-americano, levaram para sucumbir diante dos olhos de milhares de pessoas. Cenas que jamais serão apagadas da memória de quem presenciou essa tragédia histórica.

Essa página de terror já está escrita nos livros de história e na vida de Fernando Gomes da Silva, professor de Geografia, que tinha 18 anos em 2001. Para ele, à medida que era divulgado o número de vítimas, o sentimento era de comoção. “Fui testemunha de um fato histórico terrível. Todos nós que vivenciamos aquele atentado iremos levar para vida toda aquelas imagens tão insanas e cruéis”, relembra.

Segundo o cientista político e professor da Escola Técnica de Inconfidentes, Isaias Pascoal, vários países estabeleceram aliança, trocaram informações e planejaram ações conjuntas na luta pela destruição das organizações terroristas. “Foram vários atentados ao longo do tempo. Em 2001 foi nos EUA. Alguns anos depois foi no Metrô de Londres e de Madri. Esses atos criaram um sentimento de medo latente na população dos EUA e da Europa”, explica.

Depois de quase dez anos de busca do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama Bin Laden, principal responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas, chegou ao fim. Na madrugada do dia 2 de maio o presidente Barack Obama fez um pronunciamento confirmando a morte de Osama Bin Laden. Para Pascoal “exterminá-lo foi uma questão de honra e foi assim que os americanos se sentiram”, afirma.

Para Fernando, depois de tantos atentados terroristas, o respeito deve ser a palavra de ordem para o novo milênio. “Valeu a guerra em troca dos atentados? Não. As vítimas estão mortas, soldados estão mortos, Osama está morto, mas o terrorismo continua vivo”, conclui.

Fragmentos de uma manhã de terror

O primeiro avião a ser sequestrado decolou com 76 passageiros, 11 tripulantes e 5 se questradores a bordo. Às 8h46min40seg a aeronave bateu contra a Torre Norte do World Trade Center. Dezessete minutos depois, às 9h03min11seg, a segunda aeronave atinge a Torre Sul. No segundo avião havia 51 passageiros, 9 tripulantes e 5 sequestradores a bordo.

A terceira aeronave atingiu o Pentágono às 9h37min46seg. No voo havia 53 passageiros, 6 tripulantes e 5 sequestradores a bordo do Boeing 757. No quarto avião havia 33 passageiros, 7 tripulantes e 4 sequestradores a bordo. O voo caiu em um campo da Pensilvânia às 10h02min23seg após os passageiros lutarem com os sequestradores.

Tragédia em Números

  • Mortos no World Trade Center: 2 819
  • Fragmentos de pele e ossos coletados: 19 858
  • Número de corpos identificados: 1 102
  • Desaparecidos oficialmente declarados mortos: 1 717
  • Pedestres mortos pela queda de destroços: 10
  • Policiais mortos: 23
  • Bombeiros mortos: 343
  • Faixa etária média das vítimas do atentado: 36 anos
  • Pessoas resgatadas com vida dos escombros, todas no dia seguinte ao atentado: 18
  • Cães usados nas buscas por sobreviventes: 300
  • Quantidade de entulho retirada do local: 1,65 milhão de toneladas
  • Temperatura interna do WTC no incêndio: 1 000 graus
  • O impacto de cada um dos aviões equivaleu à explosão de 1000 toneladas de dinamite
  • Carros encontrados nas garagens subterrâneas: 1 350

Nenhum comentário:

Postar um comentário