Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Facebook torna-se fonte de informação e pesquisa para internautas

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, 96% dos internautas brasileiros leem conteúdo disponibilizado pelas redes sociais, 83% compartilham informações e 44% avaliam os dados

Várias pessoas interligadas ao mesmo tempo, via Internet, formam uma rede de relacionamentos. Elas encontram no ambiente on line um espaço par a discussão, compartilhamento de informações e até mesmo para pesquisas. Toda essa interatividade e rapidez nas informações fizeram do Facebook

Seja em casa, no trabalho ou na faculdade, cada dia se torna maior o número de pessoas que acessam os sites de relacionamentos em busca de informações e pesquisa. O internauta pode “compartilhar” e “curtir” o assunto que mais chama sua atenção. Segundo pesquisa do instituto IBOPE Nielsen Online, em agosto, o Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no Brasil e chegou a 30, 9 milhões contra 29 milhões. um site de relacionamentos de grande sucesso na rede mundial de computadores. Essa ferramenta, que a principio era de entretenimento, hoje é uma grande aliada de muitos profissionais que utilizam o site para facilitar o trabalho.

Par a Eder do Couto Nora, jornalista e funcionário público, a Internet é uma grande aliada devido a sua agilidade e interatividade. Para ele, o Facebook é uma ferramenta que possibilita obter informação sobre tudo o que acontece, mesmo nos lugares onde a notícia demoraria mais tempo para ser divulgada. “Uma simples postagem de um contato possibilita-nos tomar conhecimento, quase que imediato, de um acontecimento que só saberíamos algum tempo depois pela mídia tradicional.”

De acordo com a pesquisa do instituto IBOPE o grande número de acessos ao Facebook consolida o Brasil como um mercado com elevada utilização de sites sociais, com uso diversificado, além de refletir o interesse dos brasileiros pela Internet. Em agosto, em média, cada usuário brasileiro de redes sociais conectou-se a esses sites por um tempo de 7 horas e 14 minutos.

Segundo a estudante de jornalismo Edna Motta, 23, o Facebook é um canal de divulgação do blog do projeto experimental desenvolvido por sua equipe para a conclusão do curso de Jornalismo. De acordo com ela, em três meses o blog teve mais de 7.500 visualizações só com divulgação via Facebook e Twitter. “Mais de 1.000 pessoas já compartilharam os posts do nosso site na rede social.”

Ana Eugênia Nunes de Andrade, 45, professora do curso de jornalismo e publicidade da Universidade do Vale do Sapucaí ressalta a importância dessa ferramenta no seu dia a dia como profissional de comunicação. “O facebook é basicamente para agilizar o meu trabalho. O retorno dele é imediato.” Ela revela ainda que usa esse espaço para criar grupos de discussão das disciplinas que leciona. “Esse é o espaço para que possamos indignar com a corrupção brasileira”, exemplifica.

Uma preocupação que Ana Eugênia destaca é a utilização desse espaço como um “consultório sentimental” onde as pessoas postam frases, emoções e sentimentos. De acordo com ela as pessoas expõem as suas vidas de uma maneira muito explícita. “Deixe nas entrelinhas os seus recados”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário