Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Nas ondas da Band

Depois de trabalhar vários anos como apresentadora de TV, a jornalista Sandra Lambert atualmente trabalha na Rádio Band News FM em Campinas. Para o futuro ela comenta que pretende percorrer os caminhos do jornalismo impresso.

Seja no rádio ou na televisão, na internet ou no jornal impresso, alguns profissionais de comunicação enfrentam diversas experiências antes de encontrar o meio pelo qual se identifica. Depois de 4 anos na Universidade, muitos jornalistas se deparam com a difícil decisão: qual caminho seguir? Para muitos a disputa no mercado de trabalho é grande, mas o que predomina é o talento. O profissional que deseja conquistar seu espaço tem que mostrar todo potencial, seja qual for o veículo de comunicação.

Para a jornalista Sandra Lambert não foi diferente. Depois de 12 anos desde a sua primeira experiência profissional, hoje ela trabalha no Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas, interior de São Paulo. Desde junho ela
apresenta o programa de entrevistas “Entre Elas” na TV Band e também é apresentadora/âncora da Rádio Band News FM. “É uma experiência inovadora para mim que estou tendo a oportunidade de trabalhar numa emissora puramente jornalística. É respirar notícia o tempo todo.”

Sandra comenta que trabalhar em uma emissora de rádio é uma realização pessoal e profissional. “Mais do que um veículo de comunicação é um canal de compromisso social.” A jornada de trabalho dela começa às 7 horas da manhã e segue até às 13:00 horas. A cada 20 minutos ela entra no ar com boletins atualizados das notícias de Campinas e região. E das 9 às 11 da manhã ela apresenta junto com o âncora Rodrigo Salomon o Jornal “ Band News Campinas 1ª Edição”.

Para essa profissional de comunicação os maiores desafios da profissão é enfrentar realidades tão extremas, de pobreza, de morte, de dor, de perdas materiais, dos escândalos, dos crimes e ao mesmo tempo tentar isentar dos próprios sentimentos no relato das histórias. Hoje o seu maior “desafio é mostrar que sou capaz de me superar naquilo que faço.”

Para Sandra Lambert, o interesse pelo jornalismo surgiu na sua adolescência, período que cursava o ensino fundamental, no qual foi produzido um jornal relatando os acontecimentos da escola. “Foi o primeiro contato com a linguagem impressa que me despertou a curiosidade pela profissão, porém não me imagina ou sonhava ser uma jornalista.” O jornalismo para Sandra é um aprendizado constante e um exercício da cidadania.

Sua carreira teve inicio em 1998 nos estúdios de uma emissora de televisão educativa em sua cidade natal, Cambuí. Seu primeiro desafio antes
de entrar na faculdade foi apresentar um telejornal local. Nesse mesmo período também teve a oportunidade de trabalhar em uma emissora de rádio. “Pude perceber que aquilo que me dava prazer poderia ser levado mais a sério.” Foi com incentivo de seus pais e amigos que ela decidiu fazer o curso de jornalismo em 2002.

Foi em 2004, no terceiro ano de jornalismo que Sandra recebeu uma proposta para trabalhar na Rádio Difusora Santarritense de Santa Rita do Sapucaí como repórter e apresentadora do jornal diário “Notícias do Dia” na AM e locutora da D2 FM. Dois anos depois ela já graduada volta novamente para a televisão, dessa vez na TV Alterosa, na cidade de Varginha. Sandra produzia e apresentava o “Jornal da Alterosa” e do semanário “Café com TV”, onde permaneceu até 2010.

Sandra sempre esteve dividida entre o rádio e a televisão. “Pude adquirir mais experiência nas rádios Difusora AM/FM de Santa Rita do Sapucaí que me deram respaldos técnicos e profissional para chegar onde estou hoje.“ Para o futuro Sandra quer dedicar também na área impressa. “Uma das áreas que mais me atrai além das que já tive experiência, é a do jornalismo impresso.”

Para ela o profissional de comunicação além da sua formação acadêmica deve ter dedicação, prática e conhecimento. “Há grandes nomes no jornalismo que não tem necessariamente o diploma universitário, mas exercem muito bem a profissão.” Mas mesmo assim ela não descarta a necessidade da graduação para os jornalistas. “As grandes empresas de comunicação, principalmente as de referência no jornalismo preferem os profissionais que adquiriram as técnicas da profissão por meio de um curso de graduação” Conclui ela.

Matéria produzida para a revista "EmFormação". Trabalho desenvolvido para as disciplinas de Jornalismo Impresso e Planejamento Gráfico.

Um comentário: