Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Revista EmFormação

O nosso trabalho surgiu na necessidade de mostrar os desafios dos profissionais de comunicação para levar a informação para o público. Com uma imagem desgastada pela não exigência do diploma para o exercício do jornalismo, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro papel de um jornalista e da importância do profissional na construção de uma notícia.
Vamos trabalhar a imagem do jornalismo nos diversos segmentos que competem a atuação de um profissional de comunicação.

Pretendemos mostrar que a construção do jornalismo precisa ser levada com mais seriedade pela sociedade, pois sabemos da responsabilidade dos profissionais que atuam diariamente nos diversos lugares e dos riscos que eles enfrentam para levar a melhor informação.

“EmFormação” surge para dar voz aos jornalistas que muitas vezes não tem seus direitos respeitados pela sociedade. Sabemos do compromisso que os profissionais tem e dos riscos que cada assume diariamente. Queremos revelar através das páginas dessa revista as alegrias e as dores da profissão. Os momentos marcantes da profissão e os reconhecimentos de alguns trabalhos de destaque.

Temos como meta alcançar os estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação e público em geral. Todo esse trabalho foi concebido com base na falta de informação da sociedade sobre o profissional de comunicação, o jornalista. Aprofundamos em cada história para mostrar o dia a dia dos profissionais, e todo esse trabalho pode ser percebido nas páginas do projeto. O nome da revista foi escolhido pelos estudantes depois de muita discussão, para que pudéssemos construir um discurso de fácil compreensão para nosso público leitor.

Nós escolhemos cada profissional para contar sua história nas páginas da revista de acordo com a área de atuação. Infelizmente por indisponibilidade ou dificuldade de contato com alguns jornalistas nós precisamos mudar as pautas durante algumas vezes. Procuramos destacar o trabalho no jornalismo impresso, televisivo, radiofônico e on-line. E para mostrar a força da imagem em uma publicação tivemos a presença marcante de dois profissionais do fotojornalismo, embora não sejam jornalistas diplomados, tem a experiência em coberturas fotojornalisticas durante um bom tempo.

Depois de muitas conversas, trocas de e-mail, mudanças de entrevistados percebemos que ser jornalista é mais que escrever e publicar bons textos ou entender as técnicas do trabalho de reportagem. É ter responsabilidade com o que se diz com a maneira como os fatos são checados e, sobretudo, entender que a informação que é publicada interfere na vida da sociedade. E com certeza, cada um que compõe nossa revista sabe bem de sua responsabilidade.

O nome da revista “EmFormação” é um neologismo que dá significado sobre a importância da formação de um profissional para atuar na comunicação e de sempre estar em busca de novos conhecimentos. Queremos ser um canal para divulgar o trabalho de alguns profissionais que atuam em vários segmentos que compete um jornalista. Trouxemos uma reportagem especial falando sobre a importância da formação acadêmica para o exercício da profissão.

O artigo escrito pelo jornalista Paulo Nogueira traz algumas recomendações aos jornalistas iniciantes. O profissional foi editor assistente da Veja, editor da Veja São Paulo, diretor de redação da revista Exame, diretor superintendente de uma unidade de negócios da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo. Para conhecer o jornalismo com maior profundidade mostramos os principais fatos de toda a história dessa profissão.

Também revelamos nas páginas de “EmFormação” a história da jornalista Paulene Camargo, natural de Pouso Alegre, Sul de Minas, que trabalha atualmente como assessora de comunicação em uma revista no Houston, EUA. Nas ondas do rádio mostramos a profissional Sandra Lambert que já atuou na TV Alterosa e atualmente trabalha na Rádio Bandeirantes na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Por dentro da folha, mostra o trabalho da articulista política da Folha de S. Paulo Eliane Cantanhede no cotidiano de um dos maiores jornais do país. Ela fala sobre as reuniões de pauta e sobre sua coluna diária no jornal. Uma imagem pode render a capa de um jornal é o que mostra o fotojornalista Júlio César da cidade de Campinas que já trabalhou em dois grandes jornais na cidade e teve seu trabalho divulgado em rede nacional.

Na TV, Padre Evaldo da TV Aparecida numa entrevista conta sobre seu trabalho em uma das maiores emissoras católicas no país. Além de apresentador de um programa diário ele também é diretor de programação da emissora. Num bate papo descontraído ele revela os desafios de ser padre e jornalista. Mas o jornalismo também está presente na rede mundial de computadores é o que revela o profissional Carlos Manoel que utiliza da rede para manter seu público bem informado. Ele mantém um blog com notícias esportivas que é grande sucesso na região.

Mesmo com tantas desinformações da sociedade a respeito dos profissionais de comunicação sobre exigência do diploma no exercício da profissão a revista acredita que com seu trabalho pode mostrar que vários profissionais têm seu espaço nesse mercado concorrido que exige conhecimento e muita responsabilidade. Nosso projeto teve como objetivo maior valorizar o trabalho de uma classe desvalorizada pela falta de respeito da sociedade, pelo medo diário e pelos desafios para levar a melhor informação.

Acesse a revista em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário