Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festival de Cinema chega a Pouso Alegre
O Curso de Jornalismo em parceria com Forumdoc realiza a 4ª Mostra Itinerante do Filme Documentário e Etnográfico em Pouso Alegre


Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Esse será uma das cenas apresentadas na 4º edição do Forundoc que vem a Pouso Alegre pela 3º vez consecutiva trazendo documentários produzidos no Brasil e no mundo.

A mostra de filmes documentários etnográficos será no próximo dia 9, 10 e 11 de junho com seções às 10h30min, 19 h e às 21h, no auditório da Univás na unidade Fátima a entrada e franca.
Com uma proposta diferenciada o Forumdoc já passou por nove municípios: Araçuaí, Cambuquira, Contagem, Lagoa Santa, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Uberlândia, a amostra é composta por filmes exibidos no Forumdoc de Belo Horizonte há 14 anos e por títulos do acervo da Associação Filmes de Quintal.

As temáticas são variadas, mas sempre partem do princípio de uma reflexão política e social, fornecendo ao publico uma discussão após a exibição dos filmes, visando compartilhar diversas experiências, tentando perceber o que os filmes tem a nos dizer sobre a realidade da vida e suas conseqüências.

Em parceria com o curso de jornalismo da Univás a mais de três anos os organizadores viram que seria importante para os estudantes uma visão diferenciada da realidade e hoje mostra de cinema é aberta a toda população e dá a cidade de Pouso Alegre o privilegio de participar desse evento que apresenta outro estilo de cinema.

A coordenadora do curso de jornalismo convida a todos e principalmente alunos de ensino médio a participar da mostra de cinema por também caracterizar uma atividade escolar.

Uma representante do Forumdoc de Belo Horizonte apresentará os filmes a serem exibidos e logo após o termino de cada filme e feita uma discussão sobre o que foi abordado, não apenas do caráter político-social, mas também do caráter técnico de cada filme como câmera, áudio, fotografia e etc. Por isso entres os convidados existem também pessoas relacionadas à área cinema e do teatro, que dá outra abordagem dos assuntos ali tratados.

Os interessados a participar devem comparecer nos horários das exibições que serão; 9 de junho quinta-feira 10h30m Peixe Pequeno, 19h Dança para os espíritos, 21h Terra Deu, Terra Come; 10 de junho sexta-feira 10h30m Avenida Brasília Formosa, 19h Peixe Pequeno, 21h Kurdish lover; 11 de junho sábado 10h30m Terra Deu, Terra Come, 15h Pour la suite du monde. Para mais informações podem acessar o site univas.edu.br.
Wilker Cardoso - Estudante de Jornalismo na Universidade Vale do Sapucaí - 3º Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário