Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Academias investem em um novo público
Uma nova geração invadiu o ambiente das academias. Esses novos alunos, todos com mais de 60, conquistaram seu espaço em meio aos jovens na prática de esportes físicos. O que eles buscam é a qualidade de vida.

Para quem pensa que academia é local apenas para jovens que buscam manter o corpo em forma, está enganado. Cada vez mais, pessoas com mais de 60 anos buscam nas academias um estilo de vida saudável e, para atender essa nova demanda, as academias buscam freqüente atualização e apostam em novo s investimentos para atrair esse público tão específico.

De acordo com o relatório “Envelhecendo em um Brasil Mais Velho” do Banco Mundial, a população idosa no Brasil irá mais do que triplicar nas próximas quatro décadas, de menos de 20 milhões em 2010 para aproximadamente 65 milhões em 2050. O relatório também apresenta que houve um aumento na expectativa de vida do brasileiro que de 50 passou para 73 anos.

Aos 7 2 anos, a aposentada Zeli Staduto mostra que tem muita força e disposição. Ela conta que há 18 anos já desenvolve atividades físicas e que toda essa rotina traz muita qualidade de vida. “Eu faço tudo e não me canso nem um pouco”. Ela freqüenta a academia de segunda a sexta no período da manhã. Mesmo depois de uma maratona de exercícios, Zeli se dedica à sua casa. Ela explica que quando não pode ir à academia sente falta.

Musculação, hidroginástica, esteira e alongamento fazem parte de sua rotina de exercícios. Preocupada com seu bem estar ela fala sobre a importância do acompanhamento de um profissional nas atividades físicas. “Meu filho é médico, ele me orienta sobre o que fazer”. Outro cuidado é a alimentação, ela conta que tem a orientação de uma nutricionista. Para Zeli a prática dos exercícios físicos melhorou sua vida. Ela comenta que tem disposição para realizar todas as atividades, além de ter conquistado muitas amizades. Para ela esse cuidado com sua saúde trouxe uma melhor qualidade de vida.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, muitos estabelecimentos que oferecem programas d e atividades físicas investiram para atender esse novo público. Para Nelson Torres, administrador de uma academia em Pouso Alegre, houve um aumento desses novos alunos na academia. De acordo com ele, aproximadamente 30% dos matriculados são idosos. “Havia uma resistência desse novo público em vir à academia, mas hoje muitos médicos indicam a prática de exercícios físicos, pois é uma medida de prevenção a futuras doenças.”

Para o médico cardiologista Sérgio Rodrigo Beraldo, antes de qualquer atividade física é necessário a orientação de um profissional da área de saúde que conheça o paciente, os medicamentos usados e os impactos que a atividade física escolhida pode causar. Ele comenta que “a musculação para idosos fortalece os músculos, permite o ganho de flexibilidade e resistência, usando baixas cargas e mais repetições”.

Torres comenta que há uma preocupação em treinar seus funcionários para atender melhor essa geração. Houve uma ampliação no espaço físico com novos aparelhos. Os professores dão maior atenção aos idosos que fazem seus exercícios em meio aos jovens, permitindo uma integração entre eles. “Eles convivem normalmente junto com a juventude.” Conclui ele.

Jailson Silva - Estudante de Jornalismo da Universidade Vale do Sapucaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário