Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Internet cria novos hábitos de leitura
e atrai público jovem


A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo ou trabalho, é também um hobby para milhões de pessoas, sendo que a Internet mudou o hábito de muitos jovens, os livros impressos saltaram para a tela do computador, permitiu o acesso rápido a diversos conteúdos disponibilizados pela rede. Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários que acessam a Internet regularmente cresceu 13,2% e atingiu 41,7 milhões de pessoas.

O ambiente virtual é uma grande biblioteca , as estantes foram substituídas por sites repletos de links, o que permite o internauta escolher o assunto que quer ler. Nesses sites são armazenados livros inteiros para consultas, enciclopédias para pesquisas, dicionários e inúmeras ferramentas para. A leitura on line, embora seja diferente da de um livro impresso, trouxe inúmeros benefícios como escrever e pesquisar sobre diversos assuntos a qualquer momento e com maior rapidez.

A estudante de Letras Carolina Nassar Gouvêa, 20 anos, passa 4 horas todos os dias conectada a Internet, 2 horas ela dedica a leituras de livros e pesquisas. Ela revela que o meio on-line facilitou seus estudos, e a permitiu conhecer outras pessoas e compartilhar novos conhecimentos. “Além do acesso instantâneo a livros digitalizados” a estudante diz que busca na rede noticias e informações relacionadas à sua área de interesse profissional, a educação.

Porém, existem aqueles que não trocam a leitura de um livro impresso, por um livro virtual. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, no Brasil existem 95 milhões de leitores, dentre eles 75% disseram que sentem prazer ao ler um livro impresso. A pesquisa também revela que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano.

Para a estudante do curso de Letras Gabriele Daniel, 19 anos, mesmo com as facilidades oferecidas pela tecnologia, ela prefere o livro impresso para dedicar-se a leitura. De acordo com ela, as informações de um livro embora não sejam atualizadas com a mesma velocidade da Internet, também permitem ao leitor um maior aprofundamento de conteúdo. “O grau de aprofundamento de um livro é visivelmente mais completo” argumenta a estudante.

Segundo a professora Maria Lúcia Pagliarini Saponara, Mestre em Literatura Brasileira, “não se pode mais ignorar que pela Internet os jovens se socializam, conhecem pessoas, realidades diferentes, interagem com elas adquirindo conhecimentos que a escola nunca lhes poderia proporcionar.” Ela também destaca a presença de algumas obras literárias que faz sucesso entre o público jovem, dentre elas Harry Potter, as Crônicas de Nárnia, a saga Crepúsculo, que aproximou os jovens da leitura. “Eles não são avessos a leitura, apenas rejeitam o que não faça parte de seu universo de preferências.”

Maria Lúcia acredita que o livro não vai perder seu espaço entre a juventude. “O livro impresso tem seu lugar cativo no mundo cultural e dificilmente vai perdê-lo.” Ela também explica sobre os benefícios do uso da Internet pelos jovens, como o aumento da leitura e a maior facilidade em relacionar-se socialmente. “Por uma ação de causa e conseqüência, se eles lêem mais, escrevem melhor, tem mais idéias, pois sua imaginação está sendo alimentada e, por conseguinte, escreverão com mais fluência e vontade”, conclui ela.

Jailson Silva
Jailson_silva@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário