ALE Grandes escritores traz escritor Ignácio Loyola no Sul de Minas

Esta foi à quinta vez que a Univás sediou o Programa ALE Grandes Escritores que recebeu em anos anteriores os escritores Zuenir Ventura, Roberto DaMatta, Marina Colasanti e Afonso Romano de Sant'Anna. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Assessoria de Comunicação e Marketing.
“A minha inspiração é o prazo” diz Loyola Brandão depois de discursar por quase três horas para os estudantes que foram fiéis até o final. Num tom de conversa ele contou sabre sua origem acadêmica desde colégio onde se especializou em matemática e física. ”Ser quem eu sou é devido aos professores que mostraram que eu vivia no mundo da imaginação”, conta o escritor depois de contar que mudou para área de humanas depois que ouviu conselhos.
De acordo com o escritor ele busca inspiração no cotidiano para escrever suas obras. Ele também revela que “os escritores se vingam do seu cotidiano que gera inconformismo, nas suas obras eles se libertam e caminham rumo à melhoria da realidade”. Para ele um simples olhar de uma pessoa pode tornar uma idéia para suas obras. Ele explica que tem sempre uma caderneta no bolso e utiliza para anotar tudo o que observa e acha interessante no seu dia a dia. Sempre que precisa busca nessas anotações idéias para seus trabalhos.
O escritor nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, no dia 31 de julho de 1936 e já escreveu 35 livros. Seu primeiro conto publicado foi "O menino que vendia palavras", que nasceu de seu fascínio por dicionários. E o seu primeiro romance, "Dias de Glória", um policial passado em Veneza, foi escrito em um caderno quando cursava o ginásio. Ignácio começou cedo a escrever para jornais, primeiro em Araraquara, depois em São Paulo. Para ele a sua paixão em escrever o faz realizado e o seu maior capital são as suas obras publicadas. Atualmente ele escreve crônicas semanalmente no jornal "O Estado de São Paulo".
Durante a curta coletiva Loyola caminhou entre a espectadores e se sentou ao lado de algumas pessoas que puderam fazer suas perguntas diretamente para o escritor que atentamente ouviu e respondeu as perguntas. Ao fim da palestra, ele tirou fotos com alguns fãs e para encerrar sua visita, o escritor fez uma sessão de autógrafos.
Jailson Silva - Sibele Cristina - Wilker Cardoso
Olha meu nome aqui!
ResponderExcluir