Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ALE Grandes escritores traz escritor Ignácio Loyola no Sul de Minas


A cidade de Pouso Alegre recebeu a visita do escritor Ignácio Loyola Brandão, que fez uma apresentação aos acadêmicos e professores dos diversos cursos de graduação da Universidade do Vale do Sapucaí e instituições de ensino da cidade para falar de suas histórias e de suas obras. O evento aconteceu no anfiteatro da Universidade do Vale do Sapucaí, Unidade Central. A visita do escritor faz parte do projeto ALE Grandes Escritores que está rodando as cidades do interior de Minas Gerais levando renomados autores da literatura brasileira para perto de comunidades regionais.

Esta foi à quinta vez que a Univás sediou o Programa ALE Grandes Escritores que recebeu em anos anteriores os escritores Zuenir Ventura, Roberto DaMatta, Marina Colasanti e Afonso Romano de Sant'Anna. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Assessoria de Comunicação e Marketing.

“A minha inspiração é o prazo” diz Loyola Brandão depois de discursar por quase três horas para os estudantes que foram fiéis até o final. Num tom de conversa ele contou sabre sua origem acadêmica desde colégio onde se especializou em matemática e física. ”Ser quem eu sou é devido aos professores que mostraram que eu vivia no mundo da imaginação”, conta o escritor depois de contar que mudou para área de humanas depois que ouviu conselhos.

De acordo com o escritor ele busca inspiração no cotidiano para escrever suas obras. Ele também revela que “os escritores se vingam do seu cotidiano que gera inconformismo, nas suas obras eles se libertam e caminham rumo à melhoria da realidade”. Para ele um simples olhar de uma pessoa pode tornar uma idéia para suas obras. Ele explica que tem sempre uma caderneta no bolso e utiliza para anotar tudo o que observa e acha interessante no seu dia a dia. Sempre que precisa busca nessas anotações idéias para seus trabalhos.

O escritor nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, no dia 31 de julho de 1936 e já escreveu 35 livros. Seu primeiro conto publicado foi "O menino que vendia palavras", que nasceu de seu fascínio por dicionários. E o seu primeiro romance, "Dias de Glória", um policial passado em Veneza, foi escrito em um caderno quando cursava o ginásio. Ignácio começou cedo a escrever para jornais, primeiro em Araraquara, depois em São Paulo. Para ele a sua paixão em escrever o faz realizado e o seu maior capital são as suas obras publicadas. Atualmente ele escreve crônicas semanalmente no jornal "O Estado de São Paulo".

Durante a curta coletiva Loyola caminhou entre a espectadores e se sentou ao lado de algumas pessoas que puderam fazer suas perguntas diretamente para o escritor que atentamente ouviu e respondeu as perguntas. Ao fim da palestra, ele tirou fotos com alguns fãs e para encerrar sua visita, o escritor fez uma sessão de autógrafos.


Jailson Silva - Sibele Cristina - Wilker Cardoso

Um comentário: