Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Sem vaga
Jailson Silva - Itajubá

Em Itajubá, motoristas desrespeitam as placas de trânsito
Quem precisa ir ao centro de Itajubá e quer estacionar seu veículo tem que ter muita paciência e habilidade para encontrar uma vaga. Com o aumento no tráfego de veículos na cidade, a falta de planejamento, o trânsito na cidade é motivo de reclamação de muitos motoristas. No município circulam diariamente mais 15 mil carros, sem contar com a frota de 38 mil veículos emplacados.

Sem nenhum sistema de estacionamento rotativo e planejamento viário o trânsito da cidade piora a cada dia. Muitos comerciantes chegam cedo para trabalhar nas lojas da área central, estacionam seus carros e retiram apenas no final da tarde, agravando a situação daqueles que vem de outras cidades e necessitam de vagas.

Para o motorista Jonathan Leme de Paula Silva que trabalha no serviço social e judicial do Tribunal de Justiça em Itajubá encontrar uma vaga no centro é tarefa difícil. “Dirigir no centro de Itajubá esta cada dia pior. São carroças, bicicletas, e pessoas andando no meio da rua, sem nenhuma organização”.

De acordo com Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itajubá, uma empresa especializada em trânsito foi contratada recentemente, e apresentou um projeto para organizar o trânsito da cidade. A empresa MDN Engenharia e Sistema de Tráfego Ltda realizou a elaboração de um relatório com levantamento dos dados de toda cidade, como número de veículos, pedestres, tráfego de caminhões, táxis, escolares, total de passageiros do transporte público.

Nesse relatório também foi realizado um levantamento sobre a infraestrutura do município, como largura das ruas, condições da pavimentação. Outra etapa do projeto apontou os locais mais críticos e os dos problemas enfrentados. Após o levantamento a empresa indicou propostas para curto, médio e longo prazos para que seja resolvido o problema do trânsito na cidade.

Segundo Jonathan alguns motoristas estacionam seus veículos na faixa de pedestre e em vagas direcionadas a deficientes físicos. Para ele há falta de organização e fiscalização dos órgãos competentes. “Eles mudam a sinalização sempre, faltam semáforos e poderia ser feito uma ciclovia”.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itajubá algumas mudanças já foram realizadas, principalmente na sinalização. A rua Nova e rua Coronel Francisco Braz, principais vias do centro, já receberam algumas mudanças. O projeto de reestruturação do trânsito na cidade terá um investimento de R$110 mil reais para os cofres do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário